top of page

Leituras Antirracistas

[Leituras Antirracistas] O #LeiturasAntirracistas de hoje, indicamos o livro “A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero”, de Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí. Para quem ainda não a conhece, Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí é uma mulher nigeriana, socióloga, feminista, pesquisadora e autora de diversas obras, dentre as quais, as obras African Women and Feminism: Reflecting on the Politics of Sisterhood e Gender Epistemologies in Africa: Gendering Traditions, Spaces, Social Institutions, and Identities.


A obra que indicamos hoje é uma tradução do livro publicado originalmente pela autora em 1997. Esse livro é um marco da discussão do papel social de mulheres nas sociedades africanas. Encontra-se estruturado na discussão de teorias ocidentais e sujeitos africanos, a reconstituição da cosmologia e as instituições socioculturais Oyó-Iorubás, a invenção de homens e reis na escrita das tradições orais de Oyó, e a discussão sobre gênero e colonialismo.




#Pracegover#Pratodomundover#paratodosverem Cartaz com o fundo laranja. No canto superior esquerdo, em caixa alta e texto sobreposto, está escrito “Leituras antirracistas”. No canto superior direito o logo do Rerad. No centro, em destaque, a capa do livro “A invenção das mulheres” e, no canto inferior direito da capa do livro, a fotografia em formato circular do rosto de uma mulher africana com cabelos raspados, olhando para a câmera e sorrindo. Abaixo da fotografia está escrito, na cor rosa, “Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí”. No canto esquerdo direito do cartaz, o logo da FEBAB.

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page