top of page
Vulneráveis_Nome_Transp.png

Inspirado na Seção da IFLA “Library Services to People with Special Needs” que promove discussões de ideias, compartilhamento de experiências e desenvolvimento de ferramentas para identificar,  promover e aprimorar serviços e/ou produtos de informação para populações  em situação de vulnerabilidade (pessoas em hospitais, pessoas em situação de rua, refugiados, entre outros grupos). Para que essas populações possam ser atendidas é necessário que as bibliotecas tenham um planejamento especial de modo a incluir efetivamente essas pessoas em suas ações, programas e/ou  atividades.

Apoiar as bibliotecas para implantarem ou aprimorarem seus serviços para as pessoas em vulnerabilidade será o escopo do GT SBPV.

Colaboradores
Lápis azul

Composição

Adriana Cybele Ferrari

Coordenadora

Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (EBDSC), especialização pela PUC Campinas e MBA pela POLI USP. Assessora e Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (2007-2015). Assessora do Gabinete do Reitor da Universidade de São Paulo (2015-2018) . Presidente da FEBAB (2014-2020) Atualmente é Diretora da Biblioteca Florestan Fernandes da da FFLCH/USP, Membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA Vice Presidente da FEBAB.

Ana Maria da Silva Bichara

Ana Maria da Silva Bichara, Especialista em Gestão Pública de Gênero e Raça pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciada em Ciências Sociais (UFES); Bacharela em Ciências Sociais (UFES). Bacharela em Biblioteconomia (UFES). Gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (2018-2019). Diretora da Biblioteca Pública do Espírito Santo (2018-2019). Membro da Comissão Especial de Bibliotecas Públicas Municipais do Espírito Santo-CEBPM-ES (2020). Participação da pesquisa na área de Antropologia - Novos territórios étnicos: índios na cidade de Vitória - UFES (2006-2008). Pesquisadora na área de violência doméstica em Domingos Martins (2012-2013). Coordena a Biblioteca Municipal de Domingos Martins, onde desenvolve projetos de alfabetização digital para mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade; projetos de sustentabilidade ambiental. Coordena o Clube do livro e o CineClube de Domingos Martins.

Isadora Cristal de Souza e Silva Escalante

Mestranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Técnica em Administração pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-RJ). Fundadora e responsável pela coordenação da Biblioteca Comunitária União do Saber (BICUS) situada no bairro Dois Irmãos, da cidade de Nova Iguaçu. Atualmente é bibliotecária da Rede de Bibliotecas Comunitárias Baixada Literária em convênio com o Centro Comunitário São Sebastião de Vila de Cava (CECOM). Atua nos temas: Alfabetização Midiática e Informacional, Competência em Informação, Prática Informacional, Recursos Informacionais, Fontes de Informação, Práticas de Letramento, Estudos de Comunidades, Estudos de Gênero, Gestão de Unidades de Informação e Políticas Culturais,

Maria de Fátima M. Martins Corrêa

Licenciada em História, bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva pela UNESA e mestre em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFF. Já realizei diversos projetos de formação de profissionais para atuarem em bibliotecas na África, na construção de bibliotecas livres, projetos de competência informacional e inserção social. Atuo como assessora da Coordenação de Informação e Comunicação da Vice Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz).

Paula Stefanny Felice de Oliveira

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e especialização em Gestão de Bibliotecas Públicas. Atuou de 2013-2017 como Analista Sociocultural na Diretoria de Ensino de Sorocaba, trabalhando com a orientação, acompanhamento e formação dos professores das Salas de Leitura com as temáticas de ações culturais para incentivo à leitura, TIC na educação, etc. Atuou como voluntária no Programa Biblioteca Viva em Hospitais - PBVH no Hospital Regional de Sorocaba. Atualmente é bibliotecária no CEU Paraisópolis e realiza saraus, oficinas, contação de história, mediação de leitura, eventos, etc.

Leituras
LeitRec08.jpg

Leituras Recomendadas

Espaço destinado à divulgação de textos e outros materiais, em meio digital, que contribuam com a educação continuada dos profissionais.

Atividades

Atividades
bottom of page