Grupo de Trabalho em Catalogação 

GT-CAT

O Grupo de Trabalho em Catalogação foi criado em abril de 2020 a partir da necessidade de ampliar as discussões técnicas da área, bem como contribuir para a promoção de ações pontuais para os catalogadores brasileiros.

Tem por objetivos:

  • Estabelecer redes entre diferentes agentes relacionados à catalogação

  • Contribuir para a tradução de documentos técnicos da área;

  • Desenvolver produtos e conteúdos que direcionem os profissionais brasileiros a uma catalogação uniforme.

 

Composição

Marcelo Votto Texeira

Coordenador

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor Titular do Curso de Biblioteconomia-EAD na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Ana Rafaela Sales de Araújo

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Atua como bibliotecária na Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP), lotada na Seção de Representação Descritiva e Temática da Informação (SRDTI), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Denise Mancera Salgado

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Bibliotecária do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP).

Fabrício Silva Assumpção

Doutor e Mestre em Ciência da Informação na UNESP, Campus de Marília. Bacharel em Biblioteconomia (UNESP). Bibliotecário coordenador da Divisão de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação (DECTI) da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Felipe Arakaki

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (Unesp), mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (Unesp). Atualmente atua como docente na Faculdade de Ciência da Informação, ministrando aulas para o curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB).

Luciana Cândida da Silva

Luciana Cândida da Silva Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB) e doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP). Atua como docente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Oscar Eliel

Bacharel em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001) e Mestre em Ciência da Informação pela mesma universidade (2007). Foi bibliotecário Diretor de Tratamento da Informação e atualmente é Diretor Adjunto do Sistema de Bibliotecas da Unicamp e Professor da Faculdade de Biblioteconomia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Raildo Machado

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos. Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal do Amapá e Membro pesquisador do "Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais e Inovação" (GPTAI) da UFSCar.

 

Leituras Recomendadas

Espaço destinado à divulgação de textos e outros materiais, em meio digital, que contribuam com a educação continuada dos profissionais.

 

Atividades