

O Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas (GT-BP) foi criado em janeiro de 2018 com os seguintes objetivos:
-
Subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas ao acesso à informação e à leitura;
-
Desenvolver conteúdos que contribuam para a qualificação dos serviços e espaços das bibliotecas públicas;
-
Promover a difusão e o compartilhamento de práticas e conhecimentos que fortaleçam e valorizem as bibliotecas públicas no país;
-
Colaborar com a formação de equipes atuantes nesse tipo de biblioteca.
As atividades do GT-BP são realizadas de forma presencial e a distância, estruturadas em três eixos principais:
-
Políticas públicas;
-
Difusão e compartilhamento de conhecimentos;
-
Formação de equipes.
Em 2024, o GT-BP passou a integrar as ações do Grupo de Trabalho de Serviços de Bibliotecas para Populações em Vulnerabilidade (GT SBPV) em suas atividades.
Composição

Adriana Cybele Ferrari
Coordenadora
Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (EBDSC), especialização pela PUC Campinas e MBA pela POLI USP. Foi Assessora e Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (2007-2015). Assessora do Gabinete do Reitor da Universidade de São Paulo (2015-2018) . Presidente da FEBAB (2014-2020). Membra do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA (2015-2023). Atualmente é Diretora da Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH e Coordenadora Executiva da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ambas da USP Membro do Comitê de Bibliotecas Acadêmicas e da Divisão da América Latina e Caribe da IFLA. É Vice Presidenta da FEBAB.

Angelica Eichner
Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é pós-graduanda em Arte Educação pelo Senac SP e em Políticas Públicas para o Enfrentamento à Violência contra a Mulher pela PUC Rio. Possui mais de 12 anos de experiência na área cultural e 11 anos de atuação em bibliotecas. Atuou como Coordenadora do Livro, Leitura e Bibliotecas na Biblioteca Municipal de Duque de Caxias/RJ (2017-2018) e como bibliotecária no Sesc RJ (2018-2025), onde desenvolveu ações de mediação literária, curadoria, processamento técnico e preservação da memória institucional. No Sesc, foi curadora e produtora editorial de três edições da Paquetá – Revista das Artes, integrou a equipe de avaliação de projetos, como o edital Pulsar. Foi conselheira eleita do Conselho Regional de Biblioteconomia 7ª Região (RJ), na 19ª gestão (2021-2023), com atuação nas comissões de Valorização Profissional e Ética. Atua na concepção e execução de projetos culturais com foco em livro, leitura, políticas públicas, cultura e gênero. É também artista têxtil, unindo linha, agulha e literatura para criar narrativas visuais sobre memória, identidade e questões sociais, explorando a palavra como ferramenta estética, política e educativa.

Daiane Périco Ribeiro
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Marília, possui experiência com bibliotecas universitárias da rede Unesp e da Faculdade João Paulo II (FAJOPA). Já realizou projetos de extensão universitária ligados à revitalização de bibliotecas escolares e de incentivo à leitura nas escolas. A partir de 2017 atuou em bibliotecas públicas municipais do interior paulista e nas redes SESI, SENAC e Marista de educação. Atualmente é Coordenadora de Acervo e Atendimento na Biblioteca Sinhá Junqueira, pertencente à Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, em Ribeirão Preto.

Daniele Achilles
Doutora em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGM-UNIRIO, 2018). Estágio Doutoral em Ciência da Informação pela Universidad de Antioquia (UdeA), Medellín, Colombia - (Doutorado Sanduíche, 2017) com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO, 2008). Bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO, 2006). Professora Associada I do Departamento de Biblioteconomia (UNIRIO). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO). Professora Permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa "Bibliotecas, Memória e Resistência". Líder do Programa de Extensão Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas.

Fátima Martins
Profissional com formação multidisciplinar, mestre em Ciência da Informação (IBICT/UFF), especialista em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva, graduada em Biblioteconomia e Documentação, é licenciado em História pela UFF. Atua como pesquisadora e docente na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde coordena programas de pós-graduação e atualização no Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (DIHS/ENSP). Possui atuação em políticas de Ciência Aberta e iniciativas voltadas à democratização do conhecimento. Ao longo da carreira, coordenou projetos de cooperação social com países africanos da CPLP, liderou a Rede de Bibliotecas da Fiocruz, desenvolveu repositórios científicos como o Arca Dados e participou de ações de cooperação internacional. Integra o Grupo de Trabalho Bibliotecas Públicas (GT-BP) da FEBAB, sempre pautando sua trajetória pelo compromisso com a inclusão e a difusão ampla da informação científica.

Gabrielle Francinne De Souza Carvalho Tanus
Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento para Ciência da Informação (PPGCI). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (UFRN). Líder do grupo de pesquisa “Estudos Críticos em Biblioteconomia e Ciência da Informação”, cadastrado no CNPq. Tem Mestrado e Doutorado pela UFMG. Trabalhou como bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais. Ao longo da graduação foi monitora de disciplina, bolsista CNPq de Iniciação Científica e realizou estágios em bibliotecas universitárias, escolares, centros de documentação e na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Está associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e à Federação das Associações Brasileiras de Bibliotecários (FEBAB).

Gilvanedja Mendes
Pernambucana, Ativista, Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Produtora Cultural. É graduanda em Gestão Pública pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Gestão Cultural pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Licenciada em Pedagogia (UPE) com Especialização em Recursos Humanos para Educação em Espaços Escolares e Não Escolares (FAFIRE).
É pesquisadora vinculada aos grupos Bibliotecas Públicas no Brasil: reflexão e prática, do Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos (Unirio), Observatório de Políticas Culturais – ObservaCult e Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio - Gecimp (UFPB) e RedMus - Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio da UFPB. Membra do GT- Bibliotecas Públicas e da Comissão Brasileira de Biblioteca Escolar e Diretora Regional Nordeste da Febab - Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Dedica-se ao estudo, pesquisa e às consultorias e trabalhos técnicos voltados ao setor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas, com ênfase em políticas públicas; elaboração, gestão e produção de projetos culturais, catalogação na fonte e implantação e qualificação de bibliotecas públicas.
Atualmente é presidenta da Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba - APB-PB, Conselheira de Cultura em João Pessoa, Coordenadora do Fórum Paraibano do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, coordena o Projeto de Extensão Fortalecendo Laços, Construindo Pontes: implantar e qualificar de bibliotecas públicas na Paraíba.

Isadora Cristal Escalante
Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em convênio com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Bacharela em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-graduanda em Análise de Dados como método de apoio às políticas públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Técnica em Administração pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-RJ). Atua como bibliotecária do Sesc Nova Iguaçu e da Rede da Baixada Literária, coletivo de bibliotecas comunitárias. É fundadora e responsável pela Biblioteca Comunitária União do Saber (BICUS), localizada em Nova Iguaçu (RJ). Exerce o cargo de Diretora Regional Sudeste (Gestão 2023–2026) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), Integra a Periferia Brasileira de Letras (PBL), a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), a Rede de Competência em Informação do Estado do Rio de Janeiro (Rede CoInfo) e o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur). Ministra cursos e palestras na área de Leitura, Bibliotecas, Literatura Infantil e Juvenil e Contação de Histórias. Articula parcerias com escolas públicas, instituições sociais, centros de referência, entre outros. Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação, com ênfase nos temas: Competência em Informação, Prática Informacional, Fontes e Recursos Informacionais, Práticas de Letramento, Estudos de Comunidades, Estudos de Gênero, Gestão de Unidades de Informação e Políticas Culturais.

Marcus Rei
Mestre em Ciência da Informação, na área de Informação e Cultura – Apropriação Social da Informação (ECA-USP). Bacharel em Biblioteconomia (FFC-UNESP). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-USP). Integrante do Grupo de Trabalho sobre Biblioteca Pública, da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Como bibliotecário, tem experiência em biblioteca comunitária e pública, tendo as práticas culturais como uma grande lente de atuação. Atuou na organização, desenvolvimento e formação de coleções em diversas bibliotecas especializadas, como em acervos infantis, em Ciências Sociais, Meio Ambiente, Patrimônio Histórico/Cultural e outras. Realiza avaliação/parecer cultural em projetos advindos de políticas de fomento à cultura, em diversos estados e municípios do país. Entre 2023 e 2024, esteve como Diretor Técnico III/Coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), no âmbito da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Paula Felice
Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e especialização em Gestão de bibliotecas públicas e em Literatura para Crianças e Jovens. Atuou de 2013 a 2017 como Analista Sociocultural na Diretoria de Ensino de Sorocaba, trabalhando com a orientação, acompanhamento e formação dos professores das Salas de Leitura com as temáticas de ações culturais para incentivo à leitura, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, etc. Atuou como voluntária no Programa Biblioteca Viva em Hospitais - PBVH no Hospital Regional de Sorocaba em 2017. Atuou de 2017 a 2023 como bibliotecária na biblioteca pública do Centro Educacional Unificado (CEU) de Paraisópolis. Atua desde 2023, como bibliotecária na Coordenadoria dos CEUs com a ampliação do Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC) para as bibliotecas dos CEUs, com a curadoria de programação artística e cultural, gestão de contratos, formação das equipes de biblioteca, além do acompanhamento e articulação de demandas no âmbito da Secretaria Municipal de Educação. Participa do Comitê de Gestão Pedagógica do PJMC e do Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) da Cidade de São Paulo, biênio 2024-2025. Tem interesse e pesquisa nas áreas de mediação e incentivo à leitura, feminismo negro e políticas públicas para bibliotecas.

Leituras Recomendadas
Espaço destinado a divulgação de textos e outros materiais, em meio digital, que contribuam com a educação continuada dos profissionais que atuam em bibliotecas públicas municipais ou estaduais, comunitárias, e/ou de acesso público.





