Públicas_Nome_Transp.png

O GT-BP foi criado em janeiro de 2018, com os seguintes objetivos:

  • Subsidiar a construção de políticas públicas de acesso à informação e à leitura;

  • Desenvolver conteúdos que favoreçam a melhoria dos serviços e espaços das bibliotecas públicas;

  • Propiciar meios e espaço para difusão e compartilhamento de práticas e conhecimentos para a melhoria e valorização das bibliotecas públicas no país;

  • Colaborar na formação de equipes para atuarem em bibliotecas públicas.

 

Seu trabalho envolve atividades presenciais e a distância, e está apoiado em 3 eixos:

  1. Políticas públicas;

  2. Difusão e compartilhamento de conhecimentos;

  3. Formação de equipes.

 
Lápis azul

Composição

Adriana Cybele Ferrari

Coordenadora

Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (EBDSC), especialização pela PUC Campinas e MBA pela POLI USP. Assessora e Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (2007-2015). Assessora do Gabinete do Reitor da Universidade de São Paulo (2015-2018) . Presidente da FEBAB (2014-2020) Atualmente é Diretora da Biblioteca Florestan Fernandes da da FFLCH/USP, Membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA Vice Presidente da FEBAB.

Gabrielle Francinne De Souza Carvalho Tanus

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC). Coordenadora do curso de Biblioteconomia (2020 - ). Coordenadora dos Estágios do Curso de Biblioteconomia da UFRN (2018-2020). Doutora em Ciência da Informação (Tese: Saberes científicos da Biblioteconomia em diálogo com as Ciências Sociais e Humanas), Mestra em Ciência da Informação (Dissertação: Cenário acadêmico-institucional dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil) e bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou como bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais, nas seguintes instituições: Faculdade de Direito e Escola de Ciência da Informação. Membra da Associação Brasileira de Profissionais da Informação (ABRAINFO) de 2013 a 2017. Durante o Mestrado foi bolsista CAPES/REUNI vinculada ao curso de Museologia (ECI/UFMG). Ao longo da graduação foi monitora de disciplina, bolsista CNPq de Iniciação Científica e realizou estágios em bibliotecas universitárias, escolares, centros de documentação e na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Atualmente está associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e à Federação das Associações Brasileiras de Bibliotecários (FEBAB).Tem interesse nas seguintes temáticas: Fundamentos históricos-epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação; História dos livros e das bibliotecas; Bibliotecas e Sociedade; Estudo de usuários e Práticas informacionais; Mediação; Competência crítica em informação; Memória e Patrimônio Cultural; Serviços e fontes de disseminação da informação. Site: https://gfrancinne.wixsite.com/biblio

Gilvanedja Mendes

Bacharel em Biblioteconomia e Mestra em Ciência da Informação pela UFPE; Especialista em Gestão Cultural pela UFBA; Licenciada em Pedagogia pela UFPE; Especialização em Educação para espaços escolares e não-escolares pela Fafire. Diretora da Biblioteca Popular de Afogados/Recife - PE (2010-2013); Assessora de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco (2013-2016). Atualmente é Bibliotecária-Documentalista da UFPB, produtora cultural e presidente da Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba (APBPB).

Luís Cláudio Borges

Bacharel em Biblioteconomia pela UFMA. Mestre e doutorando em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFRJ. Tem experiência profissional em bibliotecas públicas. Atualmente é bibliotecário-documentalista da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Marcos Paulo Viana

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, cursou Mestrado em Ciência da Informação na UFBA (a concluir), atuou como Presidente-Conselheiro do CRB-5 (BA/SE), atualmente é Gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia, conselheiro do Conselho de Políticas Culturais do Município de Salvador, comissário do Fundo de Cultura da Bahia, parecerista do FAzCultura, como representante da Fundação Pedro Calmon/SECULT-BA, e presidente da Associação de Bibliotecários e Documentalistas do Estado da Bahia.

Sueli Nemen Rocha

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela FESPSP e Letras (Português – Inglês) pela FATEMA. Especialista em “Mediação de Serviços de Informação e Educação” pela USP e pós-graduada em Gestão Pública pela UMC. Supervisora de Bibliotecas na Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas / Secretaria Municipal de Cultura - São Paulo. Docente no Senac Francisco Matarazzo. Autora do livro Técnico em nível médio de Biblioteconomia – Módulo 10 Noções de biblioteca e seu papel como espaço educativo / Módulo 11 Organização do espaço físico da biblioteca escolar / Módulo 12 Manutenção e conservação preventiva do acervo / Módulo 14 Catalogação, classificação de materiais bibliográficos e documentais, publicado pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná. 2010. Autora do capítulo “Etapas de formação em biblioteca: um estudo em construção” do Caderno de Conteúdos Semana de Formação Cultura & Trabalho publicado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. 2016. Membro do Conselho Curatorial do Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

Waldineia Ribeiro de Almeida

Ativista da Biblioteconomia Social. Bibliotecária CRB1 2979, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso/Campus de Rondonópolis (2012) Foi Bibliotecário Júnior (SENAI). Atualmente responde pela Coordenadoria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso – SEBP-MT e desenvolve atividades de apoio; serviço de informatização do acervo das bibliotecas públicas de Mato Grosso; formadora do programa de qualificação de agentes das bibliotecas públicas, de forma descentralizada; apoio ao serviço de seleção do acervo; idealizadora do Projeto RevitaBibliotecasMT, Orientadora e articuladora na construção de políticas publicas de Livro e Biblioteca no estado e Conselheira do CRB-1 por duas gestões. Possui experiência na área de Ciência da Informação com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas escolares, bibliotecários mirins, mediação de leitura, projetos de leitura e arte na biblioteca escolar.

 
LeitRec08.jpg

Leituras Recomendadas

Espaço destinado a divulgação de textos e outros materiais, em meio digital, que contribuam com a educação continuada dos profissionais que atuam em bibliotecas públicas municipais ou estaduais, comunitárias, e/ou de acesso público.

Atividades