Advocacy nas Bibliotecas

Em 2012 a FEBAB começou a difundir os conceitos relativos ao “advocacy” para a comunidade bibliotecária alinhada aos movimentos internacionais, sobretudo o trabalho realizado pela American Library Association (ALA). Assim em 2012, em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SISEB), realizou o primeiro curso sobre a temática dirigido aos profissionais das bibliotecas. Depois dessa ação, a FEBAB desenvolveu campanhas e trabalhou junto a outros projetos nacionais e internacionais para promover e defender as bibliotecas. Realizou a tradução do “Manual para as pessoas que advogam pelas bibliotecas” originalmente produzido em inglês pela ALA.

 

Advocacy é o termo em inglês, não tem uma tradução literal para o português, em linhas gerais significa defender, promover e trabalhar por uma causa. O termo “advocacy” também pode ser entendido como ativismo e, neste sentido, todo o bibliotecário dever ser um ativista da causa ou no termo em inglês um advocate. O advocacy pressupõe um trabalho sistemático em prol de uma causa. O advocacy pelas bibliotecas brasileiras têm sido uma das vertentes principais de atuação da FEBAB, aliada ao compromisso de apoiar o desenvolvimento continuado dos profissionais que atuam em bibliotecas, centros de documentação e memória e espaços que promovam a leitura, à informação e à cultura.

 

Em cada ação/campanha desenvolvidas pela FEBAB foram produzidos materiais que estão reunidos neste espaço. Esses conteúdos estão disponíveis para serem reproduzidos e utilizados   livremente pelas   bibliotecas, bibliotecários e por nossas associações filiadas.  

euamobibliotecaeuquero
(2013)

O movimento “Eu Amo Biblioteca, Eu Quero” - 

Lançamento em 2013

Cartilhas para Prefeitos e Governadores

Cartilhas para incentivar prefeitos e governadores a apoiar bibliotecas

euamobibliotecaeuquero
(2016)

O movimento “Eu Amo Biblioteca, Eu Quero” - 

segunda etapa 2017

Caderno Bibliotecas por um Mundo Melhor

Apresenta exemplos de programas e projetos desenvolvidos