top of page

Rede de
BIBLIOTECAS INCLUSIVAS

A Rede Brasileira de Bibliotecas Inclusivas (https://redeacessivel.febab.org/)  é composta por bibliotecas de diversas tipologias que buscam ampliar a inclusão das pessoas com deficiência em seus produtos e serviços.

A Rede Brasileira de Bibliotecas Inclusivas tem como compromisso o compartilhamento de recursos, experiências e ações em prol da acessibilidade em bibliotecas.

Coordenadores

Coordenador

Cargo

Curriculo Coordenador

Lápis azul
Coordenação

Colaboradores

Ana Paula Lima dos Santos

Thaís Lima Trindade

Gabrielle Silva Carvalho

Maísa Coelho França

Talita Daemon James

Composição

Adriana Cybele Ferrari

Coordenadora Geral

Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (EBDSC), especialização pela PUC Campinas e MBA pela POLI USP. Assessora e Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (2007-2015). Assessora do Gabinete do Reitor da Universidade de São Paulo (2015-2018) . Atualmente é Coordenadora Executiva da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais e Diretora da Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH ambos da USP. Vice Presidenta da FEBAB e Membra Da Divisão da América Latina e Caribe e Comitê de Bibliotecas Acadêmicas da IFLA

Ana Catarina Cortêz de Araújo

Coordenadora

Possui graduação em Biblioteconomia pelo Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF 2010) e Pós-Graduação em Gestão da Informação do Conhecimento e Novas Tecnologias (IESF 2012). Mestranda em Assessoria em Administração do ISCAP/PT. Atualmente é bibliotecária documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul e presidente da APBMS. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Tem como linhas de pesquisas a Acessibilidade em bibliotecas, Atividades de educação inclusiva e pessoas com deficiência e trabalhos voltados para o mapeamento da competência informacional. Atua também em Marketing de bibliotecas com foco no desenvolvimento de trabalho voltado para as necessidades humanas e das diversas necessidades informacionais dos usuários. Desenvolve trabalhos em bibliotecas escolares e da região ribeirinha na cidade Corumbá.

Clemilda dos Santos Sousa

Coordenadora

Bibliotecária. Coordenadora da Divisão de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência do SiBi da UFC . Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior.

Elenise Maria de Araujo

Coordenadora

Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP); Especialista em Docência do Ensino superior pelo SENAC (2018); em Uso Estratégico das Tecnologias da Informação (2001) em Formação de Agentes Locais de Sustentabilidade Sócio-ambiental (2004); Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1990). Atua como Chefe Técnica do Serviço de Biblioteca da EESC-USP e colabora nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica nos programas de pós-graduação dos Departamentos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica da EESC-USP; Colabora nas disciplinas de Preparação Pedagógica: Estratégias de Ensino em Engenharia Elétrica no programa de pós-graduação do Departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP. Professora no Curso de pós-graduação lato senso do Departamento de Engenharia de Produção e do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC-USP e no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP). orcid.org/0000-0003-3537-3811 É Diretora Regional da Região Sudeste da FEBAB.

Geisa Müller de Campos Ribeiro

Coordenadora

Doutoranda em Comunicação, mídia e cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Mestre em Comunicação. Bacharel em Biblioteconomia pela FIC-UFG. Atua como Tutora presencial do curso em EAD de Biblioteconomia da Universidade Salgado de Oliveira - Universo. Atuou como docente do curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professora tutora e conteudista do Curso de Especialização latu sensu Letramento Informacional: educação para a informação (Universidade Aberta do Brasil - CAPES). É coordenadora do projeto Bibliocriativa. Desenvolve projetos nas áreas de inclusão digital, letramento e políticas culturais.

Keyla Rosa de Faria

Coordenadora

Doutoranda e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em AEE, Faculdade do Vale (SP). Especialista em História Cultural, Universidade Federal de Goiás. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás. Atuou como Professora substituta do Curso de Biblioteconomia/UFG. Atuou como Delegada em Goiás do Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região. Atuou como Professora no Projeto Cultura DigiDown. Pesquisadora da área de Biblioteca Comunitária e Biblioteca Inclusiva. Atua nas atividades de educação inclusiva, com ênfase na inclusão de pessoas com Síndrome de Down. Bibliotecária responsável pela idealização e implantação de uma Biblioteca na Associação Down de Goiás.

Ana Paula Lima dos Santos

Colaboradora

Doutora e Mestre em Ciência da Informação, pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - PPGCI-UFF. Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Experiência em organização e administração de bibliotecas públicas. Experiência com gestão de equipes. Atualmente compõe o corpo técnico administrativo da Universidade Federal Fluminense - UFF, no cargo de Bibliotecária Documentarista, desempenhando funções na Seção de Serviços de Gerenciamento de Recursos Informacionais. Com experiência em catalogação em MARC 21, tanto no formato autoridade, como no formato bibliográfico, experiência em indexação temática e treinamento de equipe na área de catalogação. Tem como interesse de pesquisa a acessibilidade informacional no contexto das políticas de informação nas bibliotecas universitárias bem como a representação da informação e os serviços de informação acessíveis e inclusivos. Também tem interesse nos fundamentos da Biblioteconomia e as Relações interdisciplinares com a Ciência da Informação e ensino à distância (EaD).

Gabrielle Silva Carvalho

Colaboradora

Formada em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo, especialista em Gestão Cultural pelo Senac. Analista de Informação, cultura e desporto/ bibliotecária e Supervisora de Atendimento na Biblioteca Mário de Andrade.
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/3616346431264595

Maísa Coelho França

Colaboradora

Bibliotecária formada pela UFSCar. Atualmente é diretora da Biblioteca do Lageado, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, campus de Botucatu. Atua nas áreas de estudos de usuários e comportamento informacional. É ativista pelos direitos das pessoas surdas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8178008768291056
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3101-1389

Talita Daemon James

Colaboradora

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2020). Especialista em Gestão do Conhecimento pela AVM Faculdades Integradas (2014). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2006). Tem experiência nas áreas de Gestão da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Atualmente é bibliotecária do Supremo Tribunal Federal, Produtora de Conteúdo e Professora em Cursos preparatórios para concursos públicos. Musicista em formação e tutora das gatas Pudim e Quindim.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/5493426415367445
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8064-1286

Thaís Lima Trindade

Colaboradora

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2020). Especialista em Gestão do Conhecimento pela AVM Faculdades Integradas (2014). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2006). Tem experiência nas áreas de Gestão da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Atualmente é bibliotecária do Supremo Tribunal Federal, Produtora de Conteúdo e Professora em Cursos preparatórios para concursos públicos. Musicista em formação e tutora das gatas Pudim e Quindim.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/5493426415367445
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8064-1286

Lápis azul
Leituras
gui-41156_1280.png

Leituras Recomendadas

Espaço destinado à divulgação de textos e outros materiais, em meio digital, que contribuam com a educação continuada dos profissionais.

Ações

Ações

Guia de boas práticas em eventos

Elaboramos uma relação de ações, amparadas em normas e práticas, para realizar eventos acessíveis.

checklist-2077019_1280.jpg
tab-2510526_1280.jpg

Checklist - Acessibilidade

Expostos os principais conceitos da terminologia inclusiva, a FEBAB apresenta um checklist elaborado a partir do trabalho de Nicoletti (2010) que apresenta 8 categorias de acessibilidade (arquitetônica, mobiliário e equipamentos, comunicacional, informacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal).

Esse instrumento é uma compilação de critérios para análise da acessibilidade em bibliotecas e centros de documentação auxiliando o bibliotecário e/ou gestor a transformar esses espaços em locais acolhedores e inclusivos.

Atividades

Atividades

bottom of page