top of page

Em defesa do acervo bibliográfico da Fundação Palmares

Elaborado pelo Grupo de Trabalho de Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades e Diretoria Executiva da FEBAB intitulado “Em defesa do acervo bibliográfico da Fundação Palmares” nós da FEBAB, que integra 17 Associações de Bibliotecários, 08 Grupos de Trabalho e 05 Comissões Brasileiras, nos alinhamos a outras entidades profissionais e coletivos para pedir que se reverta imediatamente quaisquer ações no tocante ao desbaste de coleções que a nosso ver se configuram em grave ameaça ao patrimônio cultural nacional.


“Acervo sedimentado por anos de construção participativa e democrática das gestões que antecederam a atual e, cujo valor pelo direito à informação permitiu a construção de um acervo que prioriza não só a diversidade epistêmica que compõe o pensamento negro, seus atores e colaboradores da luta antirracista”.


Assim, esperamos que a Fundação Cultural Palmares reverta suas ações, bem como conclamamos o Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo (DLLLB) e Fundação Biblioteca Nacional para que possam interceder pela salvaguarda desse precioso acervo.


Confiram o texto completo em: https://febab.org/2021/06/17/nota-fundacao-palmares/ (Link na Bio)


#Pracegover#Pratodomundover#paratodosverem. Cartaz de fundo verde. Ao centro na cor branca "nota Em defesa do acervo bibliográfico da Fundação Palmares". Abaixo, centralizado, logo do RERAD e FEBAB.

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page