top of page

Dica Bibliográfica

[Dica Bibliográfica ] O #DicaBibliográfica de hoje é “Ensinando o pensamento crítico: sabedoria e prática”, de bell hooks. Na análise de nossa integrante, Franciéle Garcês, o livro é composto por pequenos textos ensaísticos, chamados pela autora de “ensinamentos”, e está relacionado ao tema da educação e ensino. A partir da experiência da autora, como aluna de escolas segregadas nos Estados Unidos e também como educadora, e inspirada pela base filosófica de Paulo Freire, bell hooks escreveu este livro dedicado a incentivar a formação de consciência crítica dentro do ensino.


Para a autora, o pensamento crítico envolve estabelecer o “quem”, o “o que”, “o quando”, o “onde” e o “como” das coisas e, a partir disso, definir aquilo que é significativo e importante. Dentro do ambiente escolar, a pessoa que educa (educador/a) está em constante processo interativo com aquela que aprende (estudante). Tal interação, essencialmente, acontece por meio da leitura, escrita, fala e escuta. Nesse sentido, o pensamento crítico se refere à entender as ideias de forma meticulosa, pensando intensa e criticamente sobre aquele conhecimento. Uma das dificuldades elencadas pela autora sobre o pensamento crítico e os estudantes está em que esses últimos resistem à pensar de forma crítica, pois se sentem mais à vontade para receber as informações de forma passiva.


#Pracegover#Pratodomundover#paratodosverem. Cartaz com o fundo lilás. No canto superior à direita, o logo da FEBAB, e à esquerda, o logo da #DicaBibliográfica. Em destaque, centralizada, a capa do livro “Ensinando o pensamento crítico: sabedoria prática”. Abaixo, o texto “Manter a mente aberta é uma exigência essencial do pensamento crítico. Com frequência, falo de abertura radical, porque ficou nítido para mim, depois de anos em espaços acadêmicos, que é fácil demais se apegar ao próprio ponto de vista e protegê-lo, descartando outras perspectivas.”, seguido do nome da autora, bell hooks.

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page