top of page

Dica Bibliográfica

Nossa #DicaBibliográfica de hoje é o livro Epistemologias Negras: Relações raciais na Biblioteconomia, organizado pelas pessoas bibliotecárias negras, Danielle Barroso, Elisângela Gomes, Erinaldo Dias, Franciéle Garcês e Graziela Lima em 2019. Em suas palavras:


“Somos permeadas (os) pela oralidade, presente no preparo de um alimento em uma refeição do cotidiano ou para o nosso orixá. O afeto e o tato no cuidado com os cabelos, o trançado que entrecruza fios e histórias de gerações, o respeito aos mais velhos, aos nossos griots e nossas griottes. São vivências que contam a nossa história por um outro viés narrativo de resiliência em terras brasileiras e não de submissão escrava, de um processo de (re)existir não individual, mas em comunidade, com princípios e fundamentos de partilha e não de disputa. Portanto, escrever a partir desse lugar é travar uma luta contra o epistemicídio que é fortalecido por inúmeras estratégias racistas de impedimento da nossa existência em lugares de construção do saber. Educadas (os) com esses valores é que procuramos nos integrar socialmente e com os nossos na busca pelo diálogo, respeito e alteridade.”


Já fez sua leitura hoje? Anote esse título e adicione à sua biblioteca. Baixe o livro gratuitamente no site do @selonyota ou direto pelo Link: https://3b2d7e5d-8b9a-4847-aa3e-40931d588fb7.filesusr.com/ugd/c3c80a_07c2b6ea338140db8a859ecdc8219171.pdf


Referência: BARROSO, Danielle; GOMES, Elisângela; VALÉRIO, Erinaldo Dias; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; LIMA, Graziela dos Santos (Org.). Epistemologias Negras: Relações raciais na Biblioteconomia. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2019. (Selo Nyota)




Cartaz vermelho claro com a capa do livro Epistemologias Negras: Relações Raciais na Biblioteconomia - Capa - mulher negra, cabelos presos, olha pra cima e tem o rosto com pinturas brancas. Abaixo o nome das pessoas organizadoras. No canto esquerdo a logo do selo Nyota e ao lado editora Rocha. Na parte inferior esquerda encontra-se o logo da #dicabibliográfica acompanhado do logo do RERAD. Ao lado, temos o logo da FEBAB.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page