Durante o 27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD), em 2017 em Fortaleza, CE, fizemos novos materiais da Campanha para que a comunidade bibliotecária pudesse aderir ou incrementar suas ações já em curso relativas ao advocacy.
Assim, lembramos que sempre é tempo de aderir!
Se sua biblioteca não tem um plano de advocacy, incentivamos a iniciá-lo! É importante que o profissional construa uma rede de proteção em torno da biblioteca, uma “rede do bem”, pessoas que estarão juntas para defender a Biblioteca.
Como o advocacy é um processo, a FEBAB atua em âmbito nacional, as associações em nível regional, cada bibliotecário pode desenvolver um plano local de advocacy. É importante criar sinergias. Os materiais produzidos pelas campanhas são as marcas que materializam essa defesa. Essas peças de divulgação são muito importantes pois criam identidade nacional.
Os objetivos da Campanha “Biblioteca eu amo eu quero”, são:
-
conscientizar a população sobre o real valor das bibliotecas;
-
divulgar mais o trabalho que já é desenvolvido pelas bibliotecas;
-
firmar novas parcerias;
-
ampliar o número de frequentadores e
-
pleitear mais investimentos.
Para fazer sua parte, você pode colaborar da seguinte forma:
-
baixe e imprima o material disponível no site;
-
inicie a campanha “Biblioteca eu amo eu quero” com a equipe de trabalho da sua biblioteca, para que eles entendam os objetivos e estejam juntos;
-
organize um evento semestral para expor aos diretores da instituição e ao público em geral os produtos e serviços de sua biblioteca. Convide alguma personalidade para abrilhantar o encontro e incentive todos os participantes a apoiar esta campanha.
-
publique as informações da campanha “Biblioteca eu amo eu quero” e de sua biblioteca em algum meio de comunicação usando frases de impacto:
-
Bibliotecas transformam vidas
-
Bibliotecas transformam comunidades
-
#euamobibliotecaeuquero
Faça leituras sobre advocacy!