Webinar Direitos de autor, ensino online e bibliotecas

Este webinar tem o propósito de auxiliar as bibliotecas a continuar cumprindo suas respectivas funções sociais durante esta pandemia respaldas pela Lei de Direitos de Autor. Como resultado deste trabalho, a CBDA3 vai elaborar um Guia, estilo perguntas e respostas, que possa servir de referência neste momento.

Portanto, este webinar é o espaço ideal para que bibliotecários(as) de biblioteca universitária (que tenham duvidas em relação a educação online, os pedidos dos alunos, assinaturas, repositórios etc.), de bibliotecas públicas (com o envio de materiais para os usuários em casa, empréstimos, digitalização, etc.) além das demais tipologias de bibliotecas que se deparem com o contexto digital e tenham dúvidas quanto a legislação vigente.

Nossos convidados são:

  • Dra. Mariana Valente: mestre e doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. Diretora do InternetLab (associação de pesquisa em direito e tecnologia), coordenadora do Creative Commons Brasil, e professora no Insper, onde coordena a certificação em direito e tecnologia. Autora dos livros "A Construção do Direito Autoral no Brasil" (2019) e Manual de Direito Autoral para Museus, Arquivos e Bibliotecas (2017).

  • Dr. Allan Rocha: Professor e Pesquisador em direito civil, direitos autorais e propriedade intelectual no curso de Graduação em Direito (ITR-UFRRJ). Pesquisador visitante da Oxford Intellectual Property Research Center, Faculty of Law, Oxford University. Advogado e Consultor Jurídico com atuação profissional e acadêmica nas áreas de Direito Civil, Direitos Autorais, Direitos Culturais e Propriedade Intelectual. Consultor em Direitos Autorais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de Organizações Internacionais (UNESCO, OMPI) e Governo Federal (Ministério da Cultura, Ministério da Saúde, Fiocruz). Membro da Comissão de Direitos Autorais da OAB-RJ (2007-2009; 2010-2012; 2013-2015; 2016-2018).

  • Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira: Professora Titular da Universidade de São Paulo (USP), Coordenadora da Divisão V Regiões África e Oceania, África, América Latina e Caribe da IFLA, Membro do Conselho Administrativo da IFLA (2017-2021). Coordenadora da Comissão Brasileira de Direitos Autorais e Acesso Aberto da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Associados (FEBAB, desde 2016).



36 visualizações