A biblioteca é o equipamento cultural mais presente no Brasil. De acordo com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas[1], da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, existem 6.057 bibliotecas públicas nos 26 estados e no Distrito Federal, sendo elas municipais, distritais, estaduais e federais.
Bibliotecas públicas são espaços de atividades de criação, reflexão, fruição e compartilhamento de bens culturais, em especial, os de leitura. São núcleos articuladores e geradores de ações educativas e culturais, que buscam promover encontros criativos, provocativos e dinâmicos entre pessoas.
Para isso, devem se constituir como locais onde os sujeitos possam aprender continuamente, ter orientações seguras para acessar programas sociais, interagir com outras pessoas para não se sentirem sozinhos, e experimentar uma variedade de ações e serviços realizados diariamente dentro e fora de seus muros, que apoiam mudanças positivas na vida de quem as utilizam. Bibliotecas são, também, lugares acolhedores para conversas e para encontrar soluções para os desafios cotidianos, sobretudo em momentos de crise.
Além disso, elas são importantes aliadas para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – da qual o Brasil é signatário –, que tem como lema “não deixar ninguém para trás”. Por esta razão, as bibliotecas têm buscado dar maior atenção às populações vulneráveis, fornecendo subsídios para tomada de decisões mais conscientes e com grande potencial de transformação de suas comunidades.
Frente à pandemia de Covid-19, as bibliotecas tiveram que se reinventar para continuar atendendo e apoiando seus públicos em tempos de isolamento social, principalmente como local de acesso a informações qualificadas e seguras. Assim sendo, bibliotecas são ainda mais necessárias, pois são espaços democráticos por excelência onde todos e todas são incluídos, sem distinção.
Dessa maneira, por meio desta Carta, reafirmamos nosso compromisso em favor das comunidades que atendemos e dos milhões de leitores e leitoras que frequentam bibliotecas Brasil afora. Para continuarmos, precisamos contar com o apoio dos governos em todos os níveis e, mais precisamente, com gestores públicos que são responsáveis pela manutenção desses equipamentos culturais. Esse é o chamado que fazemos a todos, todas e todes que podem atuar politicamente em prol das nossas bibliotecas públicas nos territórios.
Bibliotecas estão abertas para acolher as comunidades locais, com equipes qualificadas, capacitadas e com escuta afetiva e ativa para contribuírem para minimizar os efeitos desastrosos que a pandemia tem causado na vida da população.
Bibliotecas são mais que livros.
[1] Fonte: Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, 2015. http://snbp.cultura.gov.br/bibliotecaspublicas/.
Se você acredita que as bibliotecas são essenciais em nossa sociedade, acesse https://forms.gle/EpvRJGqYBDS5GGED8, assine o documento e promova ações de advocacy.
Veja quem assinou e assine também:
Amanda Vieira Da Fonseca – UFRN
Aurélia Marques De Oliveira – Governo do Estado do MT
Gabrielle Francinne De Souza Carvalho Tanus – UFRN
Gilvanedja Ferreira Mendes Da Silva – APBPB/UFPB
Giovanna Sant'Ana – SP Leituras
Glecia Regina Camargo Da Silva – Prefeitura de SP
Gustavo Las Casas Provetti Gomes – UFMG
Helena Carvalho Sicsu – BPM Prof. Josino Bretas
Iago Danilo Pereira Carvalho – Gol Linhas Aéreas
Janaina França de Melo – SP Leituras
João Carlos De Macedo – BPM Prof. Josino Bretas
Leide Jane Cruz Vieira
Leoneide Maria Brito Martins - UFMA
Lucas Matheus Dias Fernandes – BPM Prof. Josino Bretas
Luciana Martins Ferreira – BECE
Maria Carolina Marques De Oliveira – Senac Blumenau
Marília De Abreu Martins de Paiva – UFMG
Mateus Eduardo Tavares Da Silva
Miriam Martins De Paiva Vitor
Nilcéia Aparecida Conceição Santos Campos – IFBA Campus Eunápolis
Rafael Marques De Oliveira Figueiredo – Prefeitura de Primavera do Leste
Ruymar Marazo Soares – Prefeitura de Diadema
Shirley Nascimento Santos – BM Prof. Fernando Alban
Susana Beatris Fonseca Carrasco – BPM Profª Elsa Hofstätter da Silva
Valnice Moraes Sampaio – BECE
Waldineia Ribeiro De Almeida – SECELMT
תגובות