top of page

Leituras Recomendadas

dim GT

Espaço destinado a divulgação de textos e outros materiais, em meio digital

Padrão Banana

Todos Temas

Lupa.png
voltar

ensino, formação

Barco em um lago

Competência em Mídia e em Informação no ensino em Biblioteconomia: um breve relato de experiência

Marianna Zattar

Apresenta um breve relato de experiência no ensino da Competência em Informação na graduação em Biblioteconomia. Contextualiza e define Competência em Mídia e em Informação. Aborda a busca e a recuperação de fontes de informação e relaciona as noções de serendipidade e filtros para o uso crítico da informação. Indica exemplos de atividades desenvolvidas no Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a promoção da competência em mídia e em informação dos graduandos em Biblioteconomia. Conclui considerando a importância da participação crítica, dinâmica, flexível e contextualizada na busca e recuperação de fontes de informações.

Competência Informação

ensino, formação

Barco em um lago

Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades

Mônica Regina Peres;
Antonio Lisboa Carvalho de Miranda;
Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Competência em Informação é um conjunto de habilidades e competências, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente, capazes de tornar uma pessoa mais autônoma na busca e uso de informações. Com um ciclo completo de ações, o aluno de graduação deverá perceber suas limitações e necessidades, o contexto onde se insere, para em um segundo momento iniciar a busca de informações que supra suas carências. É na Biblioteconomia que as preocupações com a busca e a recuperação da informação são trabalhadas cientificamente em metodologias avançadas. Este texto descreve o programa que visa criar um modelo de Competência em Informação sob a ética da multivocalidade. O uso de vários tipos e suportes informacionais para ensino, pesquisa e extensão, subsidiará as pesquisas discentes, estimulando a ação cooperativa e em rede. O objetivo é desenvolver um modelo de aplicação das competências em informação que possa servir de estimulo à Iniciação Científica. Criar um conjunto dos próprios indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar a competência necessária para a aprendizagem e para a cidadania em ambientes tecnológicos. O programa atenderá em dois anos 500 alunos de graduação da Universidade de Brasília para uma formação multidisciplinar na realização de pesquisas acadêmicas e cientificas. Durante o processo de pesquisa e elaboração de programação didática, serão disponibilizados materiais e tutoriais com análise permanente da eficácia das ferramentas desenvolvidas. Nas oficinas haverá dinâmicas e as atividades serão adaptadas considerando o perfil do aluno e complementadas com uma permanente avaliação das ações e a disseminação de produtos e serviços. Os alunos deverão estar aptos para uma comunicação colaborativa, integrando as habilidades desenvolvidas em um ambiente de comunicação com recursos múltiplos e informação multidimensional. Todos os materiais produzidos serão expostos durante a feira de ciências que deverá ocorrer juntamente com a Semana Acadêmica/Extensão. Pretende-se contribuir para a melhoria dos processos de inclusão dos cidadãos na sociedade da informação, através da criação e aplicação de um modelo formativo baseado em competências digitais e informacionais.

Competência Informação

ensino, formação

Barco em um lago

La alfabetización informacional como disciplina curricular en la formación de bibliotecarios en España y Brasil

Marta Leandro da Mata;
Helen de Castro Silva Casarin;
Miguel Ángel Marzal

Objetivou-se verificar como as disciplinas de competência informacional têm sido abordadas nos cursos de Informação e Documentação na Espanha e de Biblioteconomia no Brasil, de forma a caracterizar os principais conteúdos. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo e documental, analisando os currículos e os planos de ensino destes cursos em ambos os países. Verificou-se que a abordagem destas disciplinas nos cursos brasileiros é divergente, enquanto que, no caso espanhol, estão focados na formação de futuros educadores/formadores. Concluiu-se que no Brasil a inserção da temática da competência informacional está em consolidação. Na Espanha, há maior incidência de cursos que contemplam este conteúdo e nota-se certo consenso na forma como esta temática é abordada nos cursos. Uma aproximação das discussões e trocas entre os dois países pode ser enriquecedora e fortalecer o tema principalmente no Brasil.

Competência Informação

ensino, formação

Barco em um lago

Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação

Marta Leandro da Mata;
Meri Nadia Marques Gerlin

As disciplinas de formação específica são o núcleo base da profissão, constituindo-se, principalmente, da área de organização e representação da informação e do conhecimento, permitindo a organização, a recuperação, a disseminação e o acesso à informação pelos usuários. À vista disso, o presente artigo pretende refletir sobre o percurso do ensino de Biblioteconomia no Brasil desde o estabelecimento da profissão com seu primeiro currículo mínimo até as Diretrizes Curriculares Nacionais, com ênfase curricular na formação de usuários, isto é, desde o oferecimento de disciplinas de Serviço de Referência, Educação de Usuários e Competência em Informação. Por meio de um levantamento teórico, no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, identificou-se que os bibliotecários, além de trabalharem com as atividades de organização e tratamento da informação nas unidades de informação, também devem dedicar-se aos serviços voltados aos usuários, por exemplo, na implementação de programas de competência em informação nas instituições de ensino, já que, estes profissionais possuem um papel fundamental em relação aos processos educativos do universo informacional, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos.

Competência Informação

ensino, formação

Barco em um lago

Inserção de disciplinas sobre competência informacional nos cursos de Biblioteconomia do Brasil

Marta Leandro da Mata;
Helen de Castro Silva Casarin

O bibliotecário é considerado um dos principais responsáveis por divulgar, às instituições educacionais e ao seu corpo de profissionais, a proposta da competência informacional, de modo a promovê-la como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Neste âmbito, algumas questões sobre a formação deste profissional devem ser objeto de reflexão: será que os cursos de Biblioteconomia têm contemplado, em suas matrizes curriculares, disciplinas voltadas especificamente para a Competência informacional? Teve-se como objetivo verificar como as disciplinas de competência informacional têm sido abordadas nos cursos de Biblioteconomia no Brasil, descrevendo seus principais conteúdos, com ênfase no conceito, nos tipos de programas, nos locais de aplicação, na formação didática, nas habilidades informacionais, nos recursos de aprendizagem e no papel educacional do bibliotecário. Neste sentido, fez-se uma pesquisa de caráter de qualitativo, realizando-se análise de conteúdo dos currículos e dos planos de ensino dos cursos de graduação de Biblioteconomia. Constatou-se que 10 dos 39 cursos no Brasil possuem disciplinas de competência informacional, sendo que sete destes são disciplinas de caráter obrigatório e três são optativas, propiciando maior abrangência acerca do tema aos alunos, bem como possuem conteúdos significativos em suas ementas e no conteúdo programático, contribuindo para a formação de formadores/instrutores em programas de competência informacional.

Competência Informação

ensino, formação

Barco em um lago

A competência informacional de graduandos de biblioteconomia da região sudeste: um enfoque nos processos de busca e uso ético da informação

Marta Leandro da Mata

As exigências do cenário atual conduziram a Biblioteconomia a aprofundar e ressaltar alguns aspectos educacionais da área, através da promoção e criação de programas de competência informacional. O que pode contribuir para o desenvolvimento de indivíduos independentes quanto ao processo de busca e uso da informação de forma ética. Para alcançar essa finalidade, é imprescindível que o bibliotecário domine este conhecimento. Dessa forma, propôs-se a verificação da competência informacional dos concluintes dos cursos de Biblioteconomia da região sudeste. Aplicou-se um questionário com base nos padrões da associação Association of College And Research Libraries em outras pesquisas semelhantes. O universo da pesquisa foi composto por 230 estudantes de quinze escolas públicas e privadas de Biblioteconomia situadas na região sudeste do país. Os resultados demonstraram que os participantes possuem a competência informacional nos seguintes aspectos: para definir suas necessidades informacionais, na avaliação da informação, no uso e na compreensão dos aspectos éticos e legais que rodeiam o seu uso, atendendo aos preceitos dos padrões de competência informacional para o ensino superior. Demonstraram também que os participantes possuem dificuldades quanto a identificação da tipologia das fontes de informação e na descrição nos elementos que compõem as referências. Considera-se que, de maneira geral os participantes da pesquisa possuem competência informacional, estando aptos para contribuir para o desenvolvimento de indivíduos no que tange aos processos de busca e uso da informação.

Competência Informação

ensino, formação

Barco em um lago

Inovação das práticas de competência informacional com o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em bibliotecas universitárias

Cristina Marchetti Maia

As bibliotecas desempenham um papel pedagógico fundamental na formação de competências informacionais nos indivíduos, ao fornecer mecanismos para o desenvolvimento de competências voltadas para a conscientização de processos relacionados com a informação e de construção de novos conhecimentos, visando o domínio de técnicas e a independência do indivíduo. Esta pesquisa tem como objetivo compreender e contextualizar as Metodologias Ativas (MAs) de ensinoaprendizagem, buscando uma reflexão crítica sobre o uso delas na formação de Competência Informacional em instituições de ensino superior. Apresenta como hipótese que a Competência Informacional, como parte integrante do ambiente pedagógico, pode apresentar resultados positivos com práticas fundamentadas nos preceitos de ensino ativo e garantir maior eficácia no aprendizado dos estudantes. Quanto ao percurso metodológico adotado, a pesquisa é de caráter básico e descritivo-exploratória. Para a coleta de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, cuja abordagem para análise dos dados é de natureza qualitativa, pela análise de conteúdo. Foram selecionadas para análise 23 publicações entre 2015 e 2019. As abordagens de MAs recuperadas foram: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Pesquisa, Instrução por Pares, Aprendizagem Baseada em Atividade, Aprendizagem Baseada em Projeto, Aprendizagem Baseada em Problema, Design Retroativo, Método Cefalônico, Minute Paper e Storytelling. A Sala de Aula Invertida foi a metodologia mais utilizada e a única que foi agregada a outras técnicas de aprendizagem. Quanto ao uso de recursos e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) utilizados na aplicação das diferentes MAs, predominou-se o uso de vídeos e tutoriais. De maneira geral, os níveis de satisfação foram bons nos grupos em que foram aplicadas as MAs e os pontos positivos destacados foram: aumento de interesse por parte dos alunos durante as sessões, melhoria da interação e colaboração entre os colegas e com o instrutor, maior envolvimento dos alunos durante as dinâmicas, assim como aumento do nível de confiança para realizar as atividades propostas. A exceção foi um relato de Aprendizagem Baseada em Atividade que expôs de forma clara que não obteve os resultados esperados, em comparação com o uso de palestras. A partir das discussões e propostas feitas nesta pesquisa, espera-se que os profissionais da área possam repensar sobre seus conhecimentos pedagógicos que envolvem a criação e manutenção de programas de Competência Informacional, apoiando a prática profissional sobre metodologias de ensino promovidas pelos bibliotecários.

Competência Informação

ensino, formação

Barco em um lago

Possíveis relações entre o uso de fontes de informação e a competência em informação

Marcos Aurélio Gomes;
Lígia Maria Moreira Dumont

A apreensão da informação pelos indivíduos tem grande possibilidade de se realizar à medida que eles dominem as ações relacionadas à localização, ao acesso e ao uso das fontes de informação para a construção do conhecimento. Essas ações podem ser compreendidas como competência em informação. A partir do exposto, o objetivo deste artigo é discutir as possíveis interrelações entre o uso de fontes de informação e as competências em informação. Com base na pesquisa bibliográfica, investigaram-se as conexões existentes entre fontes, indústria e competência em informação. É discutido o papel das bibliotecas na efetivação do encontro entre as necessidades de informação dos usuários e as possíveis fontes de resposta. As reflexões obtidas indicam a atuação da indústria da informação na contemporaneidade, os desafios apontados pela tecnologia da informação como vetor dos fluxos informacionais, as questões relacionadas à competência e às fontes de informação como elo de desenvolvimento social e econômico, além da inserção de uma agenda de pesquisas para tal temática.

Competência Informação

ensino, formação

Barco em um lago

Information literacy for inquiry-based learning / Letramento informacional: em direção ao método de projetos

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Given the importance of focus on globalized curriculum, this study presents a review of the literature on issues related to the nature of learning contents and curriculum, especially the development of curriculum based on the research process - inquirybased learning - in terms of information literacy. Some hypotheses were formulated to explain the lack of studies on this topic, such as the level of development of information literacy programs, pedagogical training of librarians, and educational institutions’ perceptions of the importance of information literacy. Recommendations for further research on the topic were made. It was concluded that inquiry-based learning allow better integration of information literacy content providing more meaningful learning by encouraging reflection, student protagonism, and learning how to learn among others.

Competência Informação

Grupos de Trabalho 

Todos
Powered by

Buzzsensor

bottom of page