top of page

Leituras Recomendadas

dim GT

Espaço destinado a divulgação de textos e outros materiais, em meio digital

Padrão Banana

Todos Temas

Lupa.png
voltar

Artigos Brasileiros

Barco em um lago

A biblioteca como espaço de leitura em ambientes socioeducativos

Diego Paiva Bahls;
Marcos Gehrke

Prisionais

Artigos Brasileiros

Barco em um lago

A aplicação da biblioterapia no processo de reintegração social

Maria Helena Hees Alves

Prisionais

padrões, modelos, programas, práticas, critérios, abordagens

Barco em um lago

METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Carlos Robson Souza da Silva;
Thiciane Mary Carvalho Teixeira;
Virginia Bentes Pinto

A Competência em Informação tem sido objeto de estudo em Ciência da Informação desde seu surgimento em 1974. As pesquisas relacionadas à temática levaram à proliferação de modelos de Competência em Informação, utilizados como quadro de referência, para aplicação em outras pesquisas ou na prática bibliotecária. Tendo isso em vista, questiona-se: quais foram os modelos de Competência em Informação utilizados como quadro de referência em dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, no período de 2014 a 2018? O presente trabalho tem como objetivo geral: identificar os modelos de Competência em Informação utilizados com mais frequência na pesquisa sobre Competência em Informação no Brasil. E como objetivos específicos: a) apresentar um panorama da pesquisa brasileira sobre Competência em Informação; b) apresentar as principais tendências na produção de teses e dissertações sobre Competência em

Competência Informação

Artigos Brasileiros

Barco em um lago

A atuação do bibliotecário no ensino de Competência Informacional com o uso de Metodologias Ativas de ensino aprendizagem: uma pesquisa bibliográfica

Cristina Marchetti Maia;
Ariadne Chloë Mary Furnival

As bibliotecas desempenham um papel pedagógico fundamental na formação de competências informacionais nos indivíduos, ao fornecer mecanismos para o desenvolvimento de competências informacionais, visando o domínio de técnicas e a independência do indivíduo. Este trabalho tem como objetivo compreender e contextualizar as Metodologias Ativas (MAs) de ensino-aprendizagem, buscando uma reflexão crítica sobre o uso delas na formação de Competência Informacional em instituições de ensino superior. Para a coleta de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica com análise de conteúdo das publicações recuperadas. Foram selecionadas para análise 23 publicações entre 2015 e 2019. As abordagens de MAs recuperadas foram: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Pesquisa, Instrução por Pares, Aprendizagem Baseada em Atividade, Aprendizagem Baseada em Projeto, Aprendizagem Baseada em Problema, Design Retroativo, Método Cefalônico, Minute Paper e Storytelling. Os níveis de satisfação foram bons nos grupos em que foram aplicadas as MAs e os pontos positivos foram: aumento de interesse, colaboração e interação dos alunos, assim como aumento do nível de confiança para realizar as atividades propostas. A exceção foi um relato de Aprendizagem Baseada em Atividade que expôs de forma clara que não obteve os resultados esperados, em comparação com o uso de palestras. A partir das discussões e propostas feitas nesta pesquisa, espera-se que os profissionais da área possam repensar sobre seus conhecimentos pedagógicos que envolvem a criação e manutenção de programas de Competência Informacional, apoiando a prática profissional sobre metodologias de ensino promovidas pelos bibliotecários.

Competência Informação

padrões, modelos, programas, práticas, critérios, abordagens

Barco em um lago

iKrítika: estudos críticos em informação

Arthur Coelho Bezerra (Org.) et. al

"[...] a satisfação de perceber que uma abordagem a um só tempo tão complexa e relevante para a Ciência da Informação – os estudos críticos a respeito do seu objeto – merece acolhida e esforço de sistematização. Entre outras abordagens que têm norteado a (re) construção epistemológica, teórica e prática do objeto informacional em seus diferentes espaços e temporalidades, talvez seja essa sobre a qual repousam os maiores desafios nos tempos atuais, para a efetiva compreensão e ação sobre os regimes e os dispositivos info-comunicacionais no contexto das sociedades do conhecimento, da informação e da comunicação. Se partimos da premissa comum de que os conhecimentos são sempre produzidos num contexto histórico e social, este é bem o caso desta coletânea. Mesmo tratando-se de uma importante ferramenta intelectual para os leitores de hoje, está marcada pela história que a tornou possível. Por isso a leitura de autores influentes do campo informacional, enriquecida pelo diálogo constante com teorias, conceitos e categorias vindos de outras disciplinas próximas (a teoria crítica, o materialismo histórico, as sociologias do conhecimento, os estudos culturais, a filosofia), a fim de fornecer espessura às abordagens selecionadas. Trata-se de um esforço crítico-reflexivo precioso para o campo de estudos e práticas da informação, marcado historicamente pelas mediações das tecnologias e pontuado por um saber-pensar e um saber-fazer muitas vezes instrumentalizados por políticas, programas e projetos transnacionais, de modo que muitas vezes tal campo se configure como uma coleção de “savoir-faire”, mais do que de construções originais sobre o seu objeto – a informação".

Competência Informação

bibliotecas, bibliotecários, arquivistas

Barco em um lago

Perspectivas em competência em informação

Marta Lígia Pomim Valentim (Org.);
Regina Célia Baptista Belluzzo (Org.)

Os capítulos deste E-book “Perspectivas em Competência em Informação” constituem os trabalhos acima referidos e que são considerados como uma excelente contribuição à área e à temática em suas várias nuances e visões, oportunizando cada vez mais a compreensão da CoInfo e sua consolidação no cenário brasileiro.

Competência Informação

mídia, tecnologias

Barco em um lago

Competência Informacional e Midiática: uma revisão dos principais marcos políticos expressos por declarações e documentos

Elisabeth Adriana Dudziak ;
Sueli Mara Soares Pinto Ferreira;
Adriana Cybele Ferrari

Com a difusão das tecnologias digitais, encontra-se em curso um fenômeno social e tecnológico generalizado de midiatização que influencia intensamente as instâncias sociais, econômicas, culturais e educacionais. Como resultado da demanda crescente de uma sociedade conectada e saturada pelas mídias e informações instantâneas, o empoderamento das pessoas por meio da alfabetização midiática e informacional (AMI) passou a ser pré-requisito para o acesso equitativo e crítico à informação e ao conhecimento, proporcionando o pleno exercício da democracia e participação cidadã. O objetivo deste artigo é apresentar os principais marcos políticos representados por declarações, manifestos e recomendações definidos por organizações internacionais como a UNESCO e a IFLA, e entidades nacionais como a FEBAB, relacionados à promoção da competência informacional e midiática e, a partir daí, refletir sobre seu potencial de promover mudanças sociais, políticas e educacionais efetivas e virtuosas nas sociedades e governos.

Competência Informação

bibliotecas, bibliotecários, arquivistas

Barco em um lago

AÇÕES DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO VOLTADAS PARA AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA (ES)

Eliana Terra Barbosa;
Marta Leandro da Mata;
Gleice Pereira

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da rede de bibliotecas escolares de Vila Velha (ES) no que se refere às ações para o desenvolvimento de competência em informação nos estudantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, em que se realizou uma pré-análise dos projetos desta rede de bibliotecas, selecionando-se uma amostra com seis, que abarcavam ações de competência em informação. Em seguida, foi empreendida uma análise a partir das quatro dimensões da competência em informação. Como resultados, verificou-se que os projetos apresentam aspectos referentes às dimensões técnica, estética, ética e política. Considera-se que essas ações possibilitam aos alunos da Educação Básica o acesso e uso às informações, bem como a capacidade para realizar uma análise crítica de seus conteúdos. Também podem-se oferecer subsídios para o planejamento de futuros projetos pela biblioteca supramencionada e para outras que tenham interesse pela temática.

Competência Informação

mediação

Barco em um lago

Mediação da informação para mulheres: um estudo de caso sobre a Biblioteca Comunitária Abdias Nascimento em Londrina/PR

COLONO, Barbara Angelica ;
CAVALCANTE, Luciane de Fatima Beckman

Bibliotecas comunitárias são uma reação das comunidades periféricas ao acesso desigual à informação e constituem um espaço importante para a democratização do conhecimento, acredita-se que as bibliotecas alternativas podem colaboram com a luta feminista em busca de autonomia, empoderamento e combate ao machismo e à misoginia por meio da mediação da informação. A pesquisa teve como objetivo conhecer a Biblioteca Comunitária Abdias Nascimento, localizada em Londrina e analisar se a mediação da informação voltada para mulheres acontece e como ela é realizada. O referencial teórico tem como base a teoria crítica da informação, a pesquisa preocupou-se em conceituar a biblioteca comunitária, analisar o histórico das bibliotecas e a influência da Ciência da Informação para a mudança de paradigmas e traz uma discussão em relação à opressão sobre a mulher e a responsabilidade social do bibliotecário frente à esta realidade. Por tratar-se de uma pesquisa empírica, elegeu-se o estudo exploratório-descritivo combinado como o procedimento mais adequado e a entrevista semiestruturado como método para coleta de dados. Como resultado, percebeu-se que a Biblioteca Comunitária Abdias Nascimento não realiza nenhuma atividade de mediação que tenha como foco as mulheres, entretanto, a unidade têm um envolvimento muito forte com as questões raciais e femininas e já realizou eventos específicos para o público feminino, por essa razão nos disponibilizamos para desenvolver atividades no espaço e colaborar com a organização do acervo e automação da biblioteca.

Pessoas Vulneráveis

Grupos de Trabalho 

Todos
Powered by

Buzzsensor

bottom of page