top of page

Leituras Recomendadas

dim GT

Espaço destinado a divulgação de textos e outros materiais, em meio digital

Padrão Banana

Todos Temas

Lupa.png
voltar

Resumo Congresso

Barco em um lago

Estudo de usuários da biblioteca do presídio central de Porto Alegre

Bianca Soares Cunha;
Cleonice Maria Della Pasqua;
Daniele Ferrari

O trabalho apresenta os resultados de um estudo de usuários da Biblioteca do Presídio Central de Porto Alegre, que procura mostrar a realidade do uso da informação em uma biblioteca prisional. A pesquisa foi realizada in locco, com a utilização de questionário como instrumento de coleta de dados, com o objetivo de delinear seus perfis, necessidades e desejos informacionais. Os detentos que foram entrevistados integram o projeto do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) implantado no presídio, em cumprimento à Lei de Execução Penal nº 7.210/1984. A importância de um trabalho deste tipo é delineada pelos resultados, que apontam dificuldades e deficiências no atendimento às necessidades de informação do usuário de bibliotecas prisionais, por sua própria condição, pela falta de um profissional habilitado e a precariedade das instalações da biblioteca investigada.

Prisionais

Resumo Congresso

Barco em um lago

Bibliotecas prisionais e suas experências

Amabile Costa ;
Camila Monteiro de Barros

Este trabalho versa sobre as experiências das bibliotecas prisionais no mundo. Utilizou-se como metodologia o levantamento bibliográfico em diversas fontes. Como resultados ressalta-se as experiências das bibliotecas prisionais dos EUA, Reino Unido, União Soviética, entre outros.

Prisionais

Resumo Congresso

Barco em um lago

Revisão sistemática da literatura: as bibliotecas prisionais

Amabile Costa;
Camila Monteiro de Barros

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo identificar as produções científicas relacionadas às bibliotecas prisionais na Ciência da Informação. Utilizou-se a Base de Dados LISA e BRAPCI para realização da revisão sistematizada, com a palavra-chave “biblioteca prisional” em Português e em Espanhol e “Prison Library” de 2010 à 2018. Foram recuperados 36 registros. Os resultados mostram que o maior número de publicações ocorreu nos anos de 2011 e 2004 e as principais temáticas abordadas foram: a informações de penitenciárias de estado, país específicos e os aspectos de seus acervos

Prisionais

Resumo Congresso

Barco em um lago

A biblioteca atuante na penitenciária, resgatando a autoestima e a cidadania dos detentos: caso da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, Maceió-AL

Itamara Pontes dos Santos Barros;
Girlaine Silva Santos;
Márcio Thiago dos Santos Albuquerque; Valter DOS SANTOS ANDRADE

Analisa a importância da biblioteca prisional e a participação do bibliotecário no resgate da autoestima e na busca da cidadania dos detentos. O estudo foi aplicado na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti em Maceió,o qual, buscava identificar que tipo de informação os detentos tinham necessidades e como essas informações contribuíam para a ressocialização dos mesmos.

Prisionais

Resumo Congresso

Barco em um lago

Maternidade em regime prisional: desfechos maternos e neonatais

Anny Beatriz Costa de Andrade;
Maria Jacirema Ferreira

Objetivo: descrever os desfechos, identificados na literatura, da gestação, parto e puerpério em mulheres privadas de liberdade. Método: revisão integrativa de artigos científicos publicados entre 2007 a 2017, nas bases de dados Medline, Web of Science, LILACS e biblioteca virtual SciELO, utilizou-se os seguintes descritores "Prisão" ("Gravidez" OR "Parto" OR "Período pós-parto"), realizou-se a leitura crítica dos resumos e textos completos na análise dos dados, ao final selecionou-se 12 artigos. Resultados: o acompanhamento pré-natal efetivo é realidade apenas em países desenvolvidos; a falha na comunicação entre o sistema prisional e familiares de gestantes e puérperas, o uso de algemas durante o trabalho de parto e parto, são fragilidades na assistência à esta parcela populacional. Destacam-se mais incidência de partos vaginais, o desenvolvimento de complicações como a hipertensão e infecção puerperal, dificuldades para o estabelecimento do vínculo mãe-bebê, principalmente na amamentação. Conclusão: os desfechos descritos mostram as fragilidades que permeiam a assistência à esta parcela populacional. Os resultados reafirmam a necessidade de melhorias na assistência e subsidiam o desenvolvimento de pesquisas interessadas em explorar as relações entre o regime prisional e o ciclo gravídico-puerperal.(AU)

Prisionais

Artigos Brasileiros

Barco em um lago

50 tons de cinza e relacionamento abusivo: um olhar do cárcere

Raquel Gonçalves da Silva de Araujo Fernandes;
Camila Conceição Barreto Vieira;
Paulo Roberto Fernandes Junior; Germana Gonçalves de Araujo

Este artigo apresenta mediações realizadas por profissionais da biblioteconomia com foco no desenvolvimento da leitura crítica junto a mulheres em situação de cárcere. Em pesquisa de natureza imersiva, foi possível desenvolver ações socioculturais, utilizando bens letrados de informação com as internas do PREFEM/SE dentro da biblioteca dessa unidade prisional. Surge, então, o Clube do Livro, projeto realizado concomitantemente ao processo de organização do acervo da biblioteca desse presídio feminino. Nesse processo e em uma abordagem metodológica descritiva adquiriu-se a prática de diálogo com as internas, sendo possível compreender acontecimentos da vida real que elas aproximavam das histórias encontradas em livros. Dessa forma, por meio da relação entre a fantasia e a realidade, identificou-se o bestseller “50 tons de cinza”, da autora E. L. James, como um dos títulos mais consumidos pelas presidiárias. Essa obra, julgada pelas internas como um romance com traços de erotismo, foi peça fundamental para se tratar de temas recorrentes na vida daquelas mulheres, tais como: a violência doméstica e o relacionamento abusivo. Em um dos encontros do Clube do Livro, esse bestseller foi reinterpretado e situações anteriormente naturalizadas por elas, como ciúme excessivo, foram diferentemente qualificadas, a partir da leitura crítica, como sendo atitudes tóxicas

Prisionais

Artigos Brasileiros

Barco em um lago

A leitura e o audiovisual como estímulo para liberdade

Adriana Isidório da Silva Zamite

Este artigo relata a vivência profissional da autora em ambientes prisionais no Estado do Espírito Santo (ES) e a importância da prática de leitura e o audiovisual como instrumentos de ressocialização para apenados. E também, a contribuição dessas ferramentas para o desenvolvimento social, cognitivo e a ociosidade dos internos. A intenção é discutir a função da biblioteca no ambiente prisional e qual o papel do profissional bibliotecário, neste contexto social. Contudo, observar possíveis potencialidades de projetos sociais e instauração de políticas socioeducacionais e culturais para internos confinados em presídios. Ainda, atentar para as atividades que expandem as possibilidades de educação dos internos e fomentem a reinserção dos egressos ao convívio social. A finalidade não é encobrir os delitos cometidos pelo interno, mas transformar a realidade desse indivíduo perante a sociedade para que o mesmo não venha praticar ações que contribua para o retorno ao encarceramento. A intenção é educar e não depositar.

Prisionais

Artigos Brasileiros

Barco em um lago

O jardim do crime sob o olhar de João do Rio: informação, memória e espaço prisional no Rio de Janeiro

Icléia Thiesen

Pesquisa que aborda o espaço prisional no Rio de Janeiro (1830-1930), e analisa informações e imagens produzidas a respeito de prisioneiros - capoeiras, cristãos-novos, imigrantes, prostitutas, padres, soldados, vadios, alcoólatras, ciganos e outros tipos sociais – que compõem o imaginário construído em torno desses indivíduos portadores de uma marca comum: a miséria e a exclusão social. O presente trabalho constitui um recorte específico de projeto mais geral, e tem por objetivo problematizar a experiência da clausura documentada pela pena de João do Rio, testemunha intelectual da vida urbana, que soube como poucos conhecer a alma encantadora das ruas e os limites onde ela acaba: a prisão.

Prisionais

Artigos Brasileiros

Barco em um lago

O Bibliotecário como membro de projetos de leitura em bibliotecas prisionais no estado de Santa Catarina

Marcelo Votto Texeira;
Joares Pescador Lemes de Campos

Trata sobre a possibilidade de atuação do bibliotecário em bibliotecas prisionais. Analisa junto aos executores do projeto “Ampliando o alcance à liberdade por meio da leitura”, desenvolvido pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e do programa “Novos horizontes: a Universidade nos espaços de privação de liberdade”, realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), as possibilidades de atuação desse profissional. Classifica-se em uma pesquisa de estudo de caso, com aplicação de dois questionários como instrumentos de coleta de dados. Resultou no entendimento de que o bibliotecário, ao atuar em projetos de leitura no ambiente carcerário, pode executar ações que não se limitam ao tratamento técnico do acervo, ou à seleção de materiais de leitura, mas amplia-se a ações educacionais, promotoras da cidadania.

Prisionais

Grupos de Trabalho 

Todos
Powered by

Buzzsensor

bottom of page