top of page

Leituras Recomendadas

dim GT

Espaço destinado a divulgação de textos e outros materiais, em meio digital

Padrão Banana

Todos Temas

Lupa.png
voltar

Democracia

Barco em um lago

Fake news, big data e o risco à democracia: novos desafios à competência em informação e midiática

Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar;
Marta Lígia Pomim Valentim;
Leandro Feitosa Jorge ; Elaine Mosconi

Apresentam-se estudos e as ações acadêmicas para solucionar o problema das fake news no contexto social, principalmente em relação a democracia de um país. A metodologia é alicerçada na Revisão Sistemática da Literatura sobre o tema competência em informação e fake news, a fim de demonstrar como a academia vem pesquisando e demonstrando suas abordagens. Realizou-se um protocolo de revisão e, em seguida, buscaram-se artigos científicos em duas bases de dados, quais sejam: Web of Science e a Scientific Electronic Library Online. Os artigos recuperados foram publicados em várias áreas científicas, demonstrando o caráter multidisciplinar dessa temática. Além disso, houve um aumento nas publicações no ano de 2018, indicando que esse assunto é atual na área acadêmica. A maioria dos estudos analisados sugerem aplicar a competência em informação e a competência midiática nos currículos das escolas e universidades. Entretanto, pouco se tem discorrido sobre as possíveis soluções para evitá-las no campo político. Nesse sentido, as há uma lacuna de conhecimento em relação a competência em informação e midiática no contexto político e assim, se torna oportunidade para pesquisas futuras.

Competência Informação

bibliotecas, bibliotecários, arquivistas

Barco em um lago

MEDIAÇÃO DE INFORMAÇÕES E COMPETÊNCIAS NO SETOR DE REFERÊNCIA DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Maria Giovanna Guedes Farias;
Andreza Conceição da Silva

Apresenta os resultados de pesquisa realizada junto a bibliotecários que atuam no setor de referência de bibliotecas universitárias. Objetivou-se desenvolver competências em informação nesses profissionais por meio de uma ação formativa, a fim de proporcionar o estabelecimento de habilidades de mediador da informação em suas atividades laborais. Os pressupostos metodológicos utilizados foram: abordagem qualitativa, método pesquisa participante e técnica de observação não participante. Os dados foram coletados por meio de roteiros de entrevista, formulários de prospecção e diário de campo, e tratados pela técnica análise do conteúdo com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que a formação ministrada para os participantes da pesquisa contribuiu para o repensar e o refletir sobre as ações, conhecimentos, habilidades e atitudes que envolvem as atividades do serviço de referência. Salienta-se que a troca de experiências entre os bibliotecários, oportunizada pela formação, e ainda, a exposição e discussão de conhecimentos teóricos da área e próprios do setor de referência, propiciaram um maior entendimento acerca das questões inerentes a este espaço, bem como o fortalecimento da práxis e da atuação do bibliotecário numa perspectiva de aprofundar sua relação com o usuário de modo a melhor atendê-lo. Conclui-se que é fundamental se ter profissionais providos de competências técnicas e comportamentais, que estimulem o usuário a retornar e a prosseguir na busca e na produção do conhecimento.

Competência Informação

Acessibilidade Atitudinal

Barco em um lago

Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das Bibliotecas

Deise Tallarico Pupo;
Amanda Meincke Melo ;
Sofia Pérez Ferrés

O tema deste livro nos leva a uma reflexão sobre a substância primeira das bibliotecas: a informação e o acesso a elas. Ao contrário dos bens tangíveis que remetem à posse, mesmo que temporária, a informação é um bem socialmente compartilhável. Quando a comunicamos a outro, disponibilizamos ou divulgamos determinada informação, continuamos a têla e a poder fazer uso dela

Acessibilidade

Arquivo Legislativo

Barco em um lago

ARQUIVO LEGISLATIVO: Um estudo sobre o perfil de uso dos usuários internos do Arquivo da Câmara Municipal de Nova Lima

SILVA, Graziele;
ABREU, Leise Laura;
ARCANJO, Gisele Maria

Arquivo da Câmara Municipal de Nova Lima guarda importantes documentos da história daquela cidade. Neste trabalho, objetivamos traçar e delinear o perfil de uso do arquivo da Câmara. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de aplicação de questionários junto a uma amostra de 57 usuários do serviço de arquivo da referida câmara, a qual constatou que a maioria busca documentos (leis, projetos de lei e pautas de reunião) para realizar suas atividades de trabalho, de maneira frequente, predominando consultas por e-mail e diretamente ao serviço. Também foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevista junto aos usuários, revelando que, embora o processo de solicitação do serviço de arquivo não seja padronizado, o tempo de espera para atendimento das solicitações é curto.

Parlamentares

Dados Parlamentares

Barco em um lago

Do acesso à informação aos Dados Parlamentares Abertos em Portugal

BORGES, Leonor Calvão

O princípio constitucional do arquivo aberto e a legislação sobre direito de acesso à informação em Portugal têm seguido uma linha evolutiva, liderando o processo de transparência ativa da administração. Também a Assembleia da República, tem desenvolvido mecanismos próprios para permitir, de forma ativa o acesso à informação de que é detentora, de forma fácil, gratuita, usável e compreensível por parte dos cidadãos. O objetivo do estudo é assim verificar se e como o Parlamento Português cumpre esse desiderato, fazendo uma reflexão crítica sobre o mesmo. Para tal, o estudo será desenvolvido através da identificação e caracterização da evolução parlamentar dos dispositivos legais, regimentais e procedimentais que permitem essa abertura aos cidadãos, a que se segue uma análise de carácter qualitativo sobre a evolução do seu website. Conclui-se pela melhoria da quantidade e qualidade das formas de visualização da informação parlamentar, num processo evolutivo que abrange mecanismos de participação cidadã.

Parlamentares

Fontes de Informação Jurídica

Barco em um lago

Qualidade da informação em portais do judiciário

ALBUQUERQUE, Almir dos Santos;
BASTOS, Rogério Cid;
LINO, Manuel Rosa de Oliveira

A revolução nos paradigmas de produção do conhecimento e o volume exponencial diário de informações disponibilizadas na web, sinalizam a necessidade de criação de metodologias de gestão da qualidade da informação que viabilizarão as questões relacionadas com os critérios de avaliação da “qualidade”. A informação judicial disponibilizada pelos sites dos Tribunais de Justiça que é acessada diariamente pelo cidadão comum e por todos os operadores do Direito, devido ao seu grande volume e importância, necessita ter boa qualidade. Desta informação dependem, principalmente, as pessoas envolvidas nas lides disputadas nos mais variados processos judiciais. Portanto, a qualidade da informação deve ser empreendida pelo Poder Judiciário brasileiro. O objetivo deste artigo é evidenciar a possibilidade de avaliação da qualidade da informação dos sites dos Tribunais de Justiça brasileiros.

Parlamentares

Fontes de Informação Legislativa

Barco em um lago

Informação legislativa, acesso e cidadania

BRAMBILLA, Sônia Domingues Santos

Este estudo destaca as principais ações desenvolvidas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para o provimento, por meio do seu portal na Internet, do direito à informação e ao acesso público. São objetivos específicos analisar o portal da ALRS e mapear as interfaces gráficas para verificar a visibilidade da informação e possibilidades de interatividade. O estudo identifica uma visibilidade média e um alto nível de interatividade na maioria das interfaces gráficas. Conclui, dessa maneira, que o portal da Assembleia Legislativa constitui um ambiente público de acessibilidade que provê visibilidade e oferece múltiplos serviços, atuando, portanto, como facilitador do acesso à informação.

Parlamentares

Portal LexML

Barco em um lago

LexML – visão unificada da informação legislativa e jurídica do Brasil

LIMA, João Alberto de Oliveira;
PASSOS, Edilenice

O Projeto LexML Brasil se propõe a organizar a informação legislativa e jurídica disponibilizada na internet pelos vários órgãos do governo, considerando os três Poderes da República (Legislativo, Executivo e Judiciário), a Advocacia Geral da União, o Ministério Público e as diversas esferas administrativas (federal, estadual, distrital e municipal). Para atingir esse fim, implementadou-se um portal de acesso unificado às informações, criou-se o identificador unívoco e persistente de documentos legislativos e jurídicos, e ainda instituiu-se o Comitê Gestor de Informação com o objetivo de aprimorar o tratamento e a recuperação da informação legislativa e jurídica contidas no Portal. Todos esses aspectos serão apresentados neste estudo de caso.

Parlamentares

Lei de Acesso à Informação

Barco em um lago

Transparência do legislativo local à luz da Lei de Acesso à Informação: evidências empíricas a partir dos maiores municípios brasileiros

ANDRADE, Rodrigo Gondin de;
RAUPP, Fabiano Maury

O estudo buscou investigar a transparência do legislativo local à luz da LAI a partir de evidências empíricas dos cinquenta maiores municípios brasileiros. O suporte ao objeto empírico advém dos seguintes fundamentos teóricos: estado virtual, novo serviço público e accountability; transparência das informações públicas e a LAI; do governo eletrônico ao legislativo eletrônico. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por meio de um estudo de levantamento, com abordagem predominantemente qualitativa. Os dados foram coletados a partir de observações nos portais eletrônicos registradas por meio de um protocolo de observação. Os resultados revelam que a maioria das Câmaras Municipais analisadas atendem parcialmente aos indicadores de instrumentos de transparência das informações públicas, o que demonstra a necessidade de repensar as práticas de gestão da informação e da cultura organizacional nesses legislativos. O reconhecimento do que é transparência e como ela deve operar dentro das organizações públicas consiste em uma questão fundamental para a eficácia das leis no plano fático, o que exige o desenvolvimento de portais eletrônicos capazes de atender aos requisitos legais e promover a imagem e legitimidade do poder legislativo local perante a sociedade.

Parlamentares

Grupos de Trabalho 

Todos
Powered by

Buzzsensor

bottom of page