top of page

I Fórum de Debate sobre Competência em Informação na 29º edição do CBBD


Com o tema "Competência em Informação e Agenda 2030: combate à desinformação e às fake news para a promoção de sociedades inclusivas, pacíficas e justas", o I Fórum de Debate sobre Competência em Informação do GT - CoInfo da FEBAB ocorrerá dia 27/09 no 29º CBBD.


Pautado pela Competência em Informação (CoInfo) e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 16 e 17 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o I Fórum de Debate sobre Competência em Informação tem por objetivo compreender o papel social e educador das pessoas bibliotecárias e das unidades de informação no combate à desinformação e às fake news para a construção e a promoção de sociedades inclusivas, pacíficas e justas.


Buscará fomentar o trabalho em rede e o compartilhamento de boas práticas por meio de um debate coletivo, colaborativo e articulado entre os participantes, visando promover a atuação da pessoa bibliotecária com a Competência em Informação e a

Agenda 2030. Serão consideradas as seguintes perguntas norteadoras:


- Quais os conhecimentos, as habilidades, as atitudes e os valores da Competência em Informação e os princípios da Agenda 2030 que a pessoa bibliotecária, em sua atuação profissional, deve ter para combater a desinformação e as fake news?


- Como a Competência em Informação e os ODS 4, 16 e 17 da Agenda 2030 da ONU podem proporcionar reflexões críticas sobre o combate à desinformação e às fake news para a pessoa bibliotecária no que concerne à promoção de sociedades inclusivas, pacíficas e justas?


- Quais atividades, serviços e produtos, pautados nos ODS 4, 16 e 17 e em articulação com a Competência em Informação, as pessoas bibliotecárias podem oferecer para desenvolver o pensamento crítico e o empoderamento de sua comunidade no que concerne à promoção de sociedades inclusivas, pacíficas e justas?


- Que tipos de parcerias as pessoas bibliotecárias devem articular para promover a Competência em Informação, considerando os ODS 4, 16 e 17 da Agenda 2030 da ONU, de sua comunidade?


O produto final do evento, fruto do debate sobre Competência em Informação e Agenda 2030 da ONU, se constituirá em um manifesto político sobre o papel das pessoas bibliotecárias e das unidades de informação no combate à desinformação e às fake news que será amplamente divulgado para a sociedade como uma contribuição social, política e democrática na constituição de sociedades inclusivas, pacíficas e justas.

232 visualizações

Comments


bottom of page