Leituras Antirracistas

No #LeiturasAntirracistas de hoje é o livro “O branco ante a rebeldia do desejo: um estudo sobre o pesquisador branco que possui o negro como objeto científico tradicional, de Lourenço Cardoso.


Conforme o próprio autor: Este livro é uma pesquisa sobre a branquitude e objetiva analisar o branco pesquisador que estuda o negro, a cultura, o “universo” negro etc. A questão central é a seguinte: por que o branco pensa o Outro e não em si? Ante a esse propósito, optei pela técnica da entrevista, visto que foi a forma mais direta que encontrei para colher a informação que pretendia. A pesquisa que realizei foi qualitativa e fiz o uso das análises de discurso e de conteúdo para colaborar com a interpretação dos dados. “Vossa Excelência, o branco” é a figura fundamental deste trabalho.


Quer saber mais sobre branquitude e ambiente acadêmico? Adquira a obra e prestigie!


#gtrerad#febab#biblioteconomia#leiturasantirracistas

#Pracegover#Pratodomundover#paratodosverem Cartaz de fundo lilás; no topo centralizado os dizeres “Leituras antirracistas” e no canto direito superior o logo do Rerad e FEBAB. Em destaque no centro a capa do livro “O branco ante a rebeldia do desejo: um estudo sobre o pesquisador branco que possui o negro como objeto científico tradicional”, de Lourenço Cardoso. Ao lado da capa, em um círculo pequeno, a foto na cor cinza do autor Lourenço Cardoso. Homem negro, usando óculos escuros e cabelo com dreads longos abaixo do ombro, usando uma camisa branca de botões.

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo