Dica Bibliográfica

A #DicaBibliográfica de hoje é de autoria de Nilma Lino Gomes e discute as tensões e os processos de descolonização dos currículos na escola brasileira. Enfatiza a possibilidade de uma mudança epistemológica e política no que se refere ao trato da questão étnico-racial na escola e na teoria educacional proporcionada pela introdução obrigatória do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nos currículos das escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio.


Link de acesso: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/relacoes_etnico_raciais_educacao_descolonizacao_curriculos.pdf

Descrição da imagem: #Pracegover #Pratodomundover. A imagem tem no fundo uma professora negra, escrevendo no quadro. No topo da imagem os logotipos do GT RERAD e da FEBAB, logo abaixo, em preto, o nome do título indicado como sugestão de leitura: “RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS”, seguido da indicação de autoria, Nilma Lino Gomes. No rodapé a indicação da fonte para localização do texto: GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012.

1 visualização